sábado, 11 de junho de 2016

Toner/ Champô roxo por... 59 cêntimos?

Quem é que nunca teve que lidar com os tons acobreados e alaranjados que por vezes sucedem uma descoloração? Durante a moda das californianas, por exemplo, não era raro ver um verdadeiro desfile de vitimas deste problema. E neste caso a solução passa normalmente por usar um toner ou champô roxo para contrabalançar os tons quentes indesejados. O problema? Estes produtos costumam ser caros. A solução? Violeta genciana. 

Para quem não sabe, a violeta genciana é um anticéptico extremamente pigmentado e com uma tonalidade de um roxo profundo. Pode conter ou não álcool na sua composição (sendo que neste caso o ideal é não conter álcool) e a melhor parte: está à venda nas farmácias por menos de 1 euro.

Ontem resolvi testar por mim mesma e ver se efetivamente funcionava.
Comprei na Well's um frasquinho igual ao que podem ver na imagem, por 59 cêntimos, e deitei mãos à obra. Para começar, convém ter em conta que, tal como já foi dito, a VG é extremamente pigmentada. E isso significa que, antes de ser diluída, mancha TUDO. Mãos, chão, roupa. É portanto preciso ter cuidado. Em segundo lugar, nunca  deve ser aplicada diretamente no cabelo, a não ser que a ideia seja tingi-lo de roxo (o que é definitivamente possível, e há quem utilize especificamente com essa intenção.) No meu caso, optei por dissolver uma gota num bocadinho de condicionador, mas também pode ser usado em champôs ou máscaras, desde que sejam de cor branca.


Como:

- 1 gota de Violeta Genciana por cada 100ml de condicionador/ champô/ máscara de cor branca.
- Misturar bem
-Aplicar em cabelo molhado
-O tempo de aplicação varia conforme a cor do cabelo. Quanto mais claro o cabelo, menor o tempo de utilização recomendado.  Pessoalmente, recomendo que comecem por deixar 1 minuto, e depois podem ir ajustando o tempo conforme o tipo de cabelo que tiverem. Contudo, não recomendo que deixem ultrapassar os 10 minutos, sob o risco de tingir.
-Não devem usar esta mistura todos os dias. Uma vez por semana ou a cada duas semanas seria ideal.

Resultado:

Realmente resulta. Como tenho naturalmente tons avermelhados no cabelo, à medida que as pontas foram clareando por efeito do sol ficaram com uma cor meio alaranjada. Ontem usei a mistura de VG pela primeira vez, durante dez minutos, e já noto que não está laranja, mas com um tom ligeiramente mais frio, a fugir para o castanho claro



Espero que gostem da dica e experimentem (mas com cuidado!)
Até ao próximo post e boas poupanças :)

Sem comentários:

Enviar um comentário